-

quinta-feira

Livro da semana: Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins


Bom, como eu já falei nesse post, eu ganhei de aniversário a tão divamaster trilogia "Jogos Vorazes". E, como eu falei que ia postar como livro da semana assim que acabasse de ler, aqui estou eu. Acabei de ler super rápido porque estava louca para ver o que ia acontecer no final, e odeio ir até o final do livro, então aproveitei a folga das provas e passei, tipo, a semana inteira livre para ler essa trilogia maravilhosa. Suzanne Collins conseguiu misturar romance com violência e pressão política, tudo super equilibrado e que fez seus livros atingirem um sucesso inimaginável. 
Ok, o filme não é tão violento assim, mas o livro tem cenas super chocantes e fazem com que a gente veja as cenas rolando na nossa frente, como se estivéssemos mesmo no cinema ou coisa parecida. E é uma história que, mesmo depois de terminar de ler, nos deixa dias e dias pensando em tudo de novo, em como Katniss foi esperta, na pressão que a política pode exercer sobre todos nós, e até muitas coisas sentimentais. Enfim, foi uma trilogia que realmente me impressionou e me deixou com vontade de ler tudo de novo (que é o que vou fazer assim que ler esses outros livros que estão esperando por mim aqui em casa). A história é repleta de personagens envolventes, como o conselheiro bêbado de Katniss e Peeta, a representante estilosa do distrito 12 e até mesmo os tributos de outros distritos, que nos impressionam por sua agilidade, ou esperteza ou até por ser o mais novinho do grupo e conseguir sobreviver na arena por bastante tempo. Os outros livros tem personagens mais envolventes ainda, e "Em Chamas", na minha opinião, é o melhor dos três livros.

Um resuminho do começo para quem não assistiu ao filme. Panem é uma nação que surge da extinta América do Norte, e que é dividida em 12 distritos, cada um com a sua função para conseguirem sustentar a Capital. Houve uma época em que os distritos se rebelaram contra o domínio da Capital, várias pessoas morreram, mas a Capital, é claro, foi vitoriosa e, para mostrar o domínio que ela possuía sobre os distritos, resolveu criar os chamados "Jogos Vorazes". Esses jogos são um tipo de reality show no qual são sorteados um menino e uma menina de cada distrito (que são chamados de tributos) para serem enviados à uma arena e se matarem até que sobre apenas um. O vitorioso ganha prêmios para seu distrito e uma casa em uma área reservada para ele. 
Katniss mora no Distrito 12 com sua mãe e sua irmã, e, ao ver sua irmã de apenas 12 anos ser sorteada para participar dos jogos, decide se voluntariar à entrar no lugar dela. Junto com ela vai para a arena Peeta, um garoto da mesma idade de Katniss que sempre foi apaixonado por ela (apesar de ela não saber disso). O problema é que Katniss deve sua vida ao garoto, pois, apesar de nunca terem se falado, ele salvou sua vida a dando um pão quando ela e sua família estavam prestes a morrer de fome. Então Katniss também tenta fazer de tudo para saldar sua dívida com o garoto.
Isso é o básico, eu sei, mas o post vai ficar muito grande se eu continuar e vocês não vão ter paciência para ler hihi. Peguei essas sinopses aí embaixo na capa dos livros para vocês.

Jogos Vorazes
"Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.
Para evitar que sua irmão mais nova seja a vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como viver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Só um aviso, QUEM NÃO QUISER SABER MAIS OU MENOS O QUE ACONTECE, NÃO LEIA O RESTO, OK!?

Em Chamas
"Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellank nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los em controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."

A Esperança
"Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim, é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"
Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da lama humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança."

Só posso dizer que amei a trilogia, indico para todos mesmo, e não vejo a hora de ir ao cinema assistir "Em Chamas" e "A Esperança", vai ser sensacional!!!

32 comentários:

  1. Bem, eu talvez vá ler essa trilogia, adoro Harry Potter mas já acabou e essa é que mais me tem seduzido, em principio é a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora que não tem mais Harry Potter teremos que variar, mas tenho certeza que vai gostar desses XD
      xoxo

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar bastante dos livros jogos vorazes,que eram muitos bons e que dão muita vontade de os ler até ao fim.Eu não sou fã de ler mas quero ver se vejo o filme que tambem já ouvi dizer muito bom e pelo o trailer parecida bastante bom.Gostei bastante da analise que fizeste dos livros xx
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são muito bons, e o filme é maravilhoso, indico mesmo. Para todos os gostos haha
      xoxo

      Excluir
  3. Seguindo aqui também viu, adorei sua descrição dos livros, só conhecia os jogos vorazes, muitos beijos para vc flor, e me visite sempre que desejar' beijos!

    docefuturo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, visito sim! Ah, não fui eu que fiz a descrição, só peguei da capa dos livros, a descrição lá é bem mais direta do que a que eu faria haha
      xoxo

      Excluir
  4. Faz um tempinho que não pego um livro pra ler... preciso voltar a leitura.. até mesmo pq adoro..

    Bjos

    www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, estou louca para comprar a trilogia. Com esse post a minha vontade só aumentou!
    Ficaria honrada com sua visita no meu blog, se gostar dele pode seguir?
    Beijos
    http://unicornsloveandwonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das trilogias mais fofas que já li, vale a pena passar o resto da vida lendo isso (exagerada haha)
      Vou visitar seu blog agora, ok!?
      xoxo

      Excluir
  6. Eu sempre quis saber sobre o "Jogos Vorazes" todo mundo fala, mas eu nunca li nem assisti - me processe kkk. Mas parece ser ótimo, né?
    Estou pensando em ler, mas não curto muito esse assunto de livro, será?
    Beeijos,
    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista ao filme primeiro, aí se gostar leia. Eu achei toda a história maravilhosa!

      Excluir
  7. amiga nem pra você morar aqui pra me emprestar ne? HAHAHAHA quero ler faz tempo estes!! lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aint, que peninha! Mando pelo correio haha É uma trilogia lindíssima, Lu. Vale a pena!

      Excluir
    2. ahh então, queria comprar desde que lançou, mas quem disse que eu comprei? af!
      vou esperar vc mandar viu hahahaha

      Excluir
  8. Li o post até o final e fiquei com uma mega vontade de adquirir a trilogia.
    Adorei o blog, queria saber se aceita troca de seguidores?
    Segue o meu, que eu retribuo com todo prazer.
    Beijos

    www.camilasousa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, é sensacional. Vou ao seu blog agorinha, ok!?
      xoxo

      Excluir
  9. Voltei pra retribuir, obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa comecei a ler esse post e não consegui mais parar *O* Gostei do livro!
    Eu aceitei a afiliação/parceria. Mas eu só queria pedir uma coisa. Como eu troquei o layout, troquei o banner também... se você puder por o meu mais novo banner que eu fiz ali >.< Agradeço.
    Beijinhos
    candy-grape

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ok, vou olhar lá e pegar o banner novo ;*

      Excluir
    2. Ahhh, não consegui colocar o banner, meu pc deve estra meio estranho haha
      Amanhã tentarei de novo, ok!?
      xoxo

      Excluir
  11. Olá Boa noite!!

    Adorei seu cantinho...Parabéns


    Amiga vamos seguir uma a outra? Caso você aceite eu te seguirei de volta,ok?
    O meu é www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    Abraços e feliz quinta feira

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o Peeeeeeeeta!

    Ja li toodos mto bom!


    Beijos,
    Yasmin Christe
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, são ótimos mesmo e acho que todo mundo ama o Peeta, neh!?
      xoxo

      Excluir
  13. Bom dia!!!

    Amiga!!!Parabéns pela exposição da leitura, fiquei curiosa pra ler

    Quando te vi no meu cantinho vim correndo te agradecer e te seguir,viu?

    Felicidades sempre!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhh amo essa trilogia tenho os 3 livrihos ♥
    Muito Perfeito o seu blog amei tudo nele já to até seguindo ♥
    Xoxo' ♥
    http://soohpc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. menina todo mundo fala desses livros mas eu nunca li, acredita?? tenho que mudar isso...
    bjs

    ResponderExcluir
  16. garota, eu tô louca e pirando por essa trilogia de hunger games! Mas a minha lista de compra de livros tá tão extensa que eu não tô sabendo o que comprar, kkk *-*

    Mas a história é incrível mesmo! *_*

    ResponderExcluir
  17. Genteee. Vc acredita q eu ainda não li nem assiti Jogos Vorazes? Todo mundo tá falando que é muito bom, mas eu ainda não parei e li rsrs!
    Linda, o meu blog mudou. Aparece lá: http://www.republicadegarotas.com.br
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  18. eei, amei seu blog, parabéens, é lindo, já estou seguindo!=D
    Visita o meu?
    http://pelajanela-domeuquarto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. legal!
    juh da uma olhada la no blog!1
    bjooos

    ResponderExcluir