-
inicio sobre recomendo contato

sábado

Sessão pipoca: Tim Burton


Eu sempre fui fã de desenhos macabros, e a maioria deles (ou será todos?) foram produzidos por esse cineasta super louco e amante de filmes de terror. Os desenhos de Tim Burton sempre estavam passando na televisão da minha casa e, graças a minha mãe, hoje eu sou uma louca psicótica e fissurada por todos os filmes e desenhos que ele faz. E olha que na época não era muito normal as mães colocarem esse tipo de filme para as crianças meigas e delicadas que nem eu, desenhos cheios de caveira e coisa e tal, mas minha mãe nunca ligou para isso e eu também não dava a mínima, e era louca por "O estranho mundo de Jack" e "James e o pêssego gigante". Assistia todo dia e sabia todas as músicas de cor.
Os filmes e desenhos de Tim Burton sempre tem uma pegada sobrenatural, e ele frequentemente coloca os atores Johnny Depp e Helena Bohan Carter (esposa dele) no elenco de seus filmes, seja para atuar ou dublar. Deve ser por isso que eu também sou louca pelo Johnny e pela Helena haha.


O primeiro filme em que ele trabalhou enquanto empregado da Disney foi "O cão e a raposa", filme super fofo que marcou a infância de muita gente. Mas ele não gostou da direção artística do filme, que não combinava mesmo com ele, então ele lançou os curta-metragens Vincent, que eu assisti recentemente, e Frankenweenie, e, devido à esse último, ele foi demitido da Disney.


Depois do sucesso de "Os fantasmas se divertem", Tim foi chamado para realizar "Batman" e, logo depois, "Batman- o retorno". Tim resolveu então filmar seu projeto pessoal, "Edward mãos de tesoura", que eu amoamoamoamo, depois "Marte ataca!" e, então, o maravilhoso filme "A lenda do cavaleiro sem cabeça", um dos meus filmes preferidos no mundo todo todo todo.
Ele também fez a animação em stop motion (uma técnica muito usada por ele) "O estranho mundo de Jack,  "James e o pêssego gigante", uma adaptação à "Planeta do Macacos", que recebeu várias críticas, e "Peixe Grande e suas histórias maravilhosas", que foi super elogiado. Em seguida chegam ao cinema a readaptação de "A fantástica Fábrica de Chocolates", que encheu muitas bocas de água com todos aqueles efeitos sensacionais e aquela cachoeira de chocolate super realista, e "A noiva cadáver", no qual ele dividiu a direção com Mike Johnson. 


Ele fez, então, uma adaptação para o cinema do musical "Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco da rua Fleet" (sensacional), a animação "9- A salvação" e a super conhecida e assistida adaptação de "Alice no país das maravilhas". Os filmes mais recentes de Tim Burton são "Sombras da Noite", o qual eu já falei sobre aqui no blog, e "Abraham Lincoln- Caçador de vampiros", que eu estou louca para assistir e não tive tempo de ir ao cinema :(
Enfim, todos os filmes dele, na minha opinião, são super ótimos e vale a pena separar alguns para assistir no final de semana, debaixo de mil cobertores comendo pipoca e tomando coca cola.
xoxo

6 comentários: