-
inicio sobre recomendo contato

terça-feira

Livro da semana: As crônicas de Nárnia, de Clive Staples Lewis


Ok, eu ando meio sumida e não indiquei um livro na semana passada (sorry!), mas é porque eu estava meio ocupada me adaptando ao horário da faculdade e acabei ficando sem tempo de postar o Livro da Semana, e quando percebi que não tinha postado já era sábado à noite. Enfim, pedido de desculpas feito e vamos logo ao que interessa: o livro dessa semana!
Fazia algum tempo que eu queria ler "As crônicas de Nárnia" porque eu estava louca para ver o final da história, e com uns boatos que estão rolando de que o quarto filme não vai seguir a sequência do livro eu fiquei super curiosa pra ver qual seria a história do próximo filme. Quem já foi na livraria e leu o nome dos capítulos do livro só para matar a curiosidade percebeu com certeza que o primeiro filme, "O leão, a feiticeira e o guarda roupa", não é a primeira crônica. 
Olhem só a ordem das crônicas:
1- O sobrinho do mago
2- O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
3- O cavalo e seu menino
4- O Príncipe Caspian
5- A viagem do Peregrino da Alvorada
6- A cadeira de prata
7- A última batalha

Na minha opinião, a primeira crônica do livro, "O sobrinho do mago", é fundamental para entender a história toda, porque ela conta a história de como surgiu Nárnia, Aslam, a Feiticeira Branca do primeiro filme, os animais falantes, e tudo aquilo que ficou meio sem explicação no filme. A segunda história é o primeiro filme, no qual os irmãos Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia entram no guarda roupa e conseguem tirar o poder da Feiticeira Branca. A terceira história aconteceu durante o reinado dos irmãos, quando um menino adotado encontra um cavalo falante de Nárnia que está sendo escravizado e os dois juntos tentam voltar para Nárnia.  Na quarta crônica o Príncipe Caspian pede ajuda dos irmãos Pevensie (Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia), que já moram novamente em Londres, para livrar Nárnia das mãos de seu tio tirano. Na quinta, Caspian, Edmundo, Lúcia e Eustáquio (primo dos irmãos Pevensie) partem no navio Peregrino da Alvorada em busca dos sete amigos do falecido pai de Caspian. Na sexta crônica, Aslam chama Eustáquio e sua amiga Jill para acharem o filho perdido do Rei Caspian, que agora já é bem idoso e quer muito encontrar o herdeiro do trono. Na última história Nárnia está sendo dominada por outro reino e o Rei Tirian tenta livrar Nárnia com a ajuda de Pedro, Lúcia, Edmundo, Jill, Eutáquio, Polly e Digory (esses dois últimos foram os "descobridores" de Nárnia, na primeira história). 
OMG, esse resumo ficou meio grande, haha.
A minha crônica preferida é "A cadeira de Prata", é super envolvente, tem personagens bem legais e essas coisinhas todas. A maioria dos filmes não contam nem metade da história dos seus livros (Harry Potter é a prova, neh!?), mas os filmes das Crônicas de Nárnia tem bastante informação em comparação com as crônicas, se o filme seguisse a história ao pé da letra ele ficaria bem curto, e foi por isso que eu gostei mais das histórias que não tem o filme, como "O cavalo e seu menino", "O sobrinho do mago", "A cadeira de Prata" e "A última batalha". Mas isso não é nenhuma desculpa para deixar de ler o livro, ele é super legal e foi muito bom saber qual é o final da história.
E aí, quem ficou com vontade de ler?

8 comentários:

  1. Nunca li os livros, mas os filmes são muito maravilhosos e lindos! Boa dica Ju!
    http://lelusantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o filme fora feito de livros. Não conheço muito a saga de filmes só vi o primeiro :( Beijo http://meusalto20.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sou louco para ler este livro! Realmente ele deve ser incrível, minha irmã leu e adorou, só que eu sempre coloco alguns livros na frente deste :(

    www.cegospelaverdade.com
    (Seguindo o blogger e curti no facebook, gostei bastante daqui.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e eu também costumava colocar muitos livros antes desse, mas acabei lendo logo pra matar a curiosity ahha
      xoxo

      Excluir
  4. Nunca li esse livros, mais se eu tiver a oportunidade eu adoraria ler ((:

    http://ohcherries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li todos *-* tem bastante tempo e amei.
    Vi os filmes também. Vale muito a pena são histórias maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li os livros;mas os dois filmes que vi ("O leão,a feiticeira e o guarda-roupas" e "O Príncipe Caspian") me fizeram amar a história;são alguns dos filmes que nunca me canso de assistir.
    Ah,obrigada por contar toda a história,hehe.Agora já sei o que aconteceu antes do primeiro filme e depois do segundo filme.
    Lindo o seu blog!
    www.petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir