-
inicio sobre recomendo contato

quarta-feira

DIY: Cupcakes


Quem é que não ama cupcakes? Os cupcakes ganharam muita fama no ano passado, e continuam bombando em milhares de festas de aniversário e reuniões, formais e informais. Essa fama pode ser por causa da praticidade, você não precisa ficar cortando e distribuindo em guardanapos ou pratinhos que nem o bolo normal, mas, na minha opinião, os cupcakes são famosos assim porque...bem, eles são uma delícia, neh!?
Essa semana eu fiquei super feliz porque minha mãe resolveu comprar a forma de cupcakes para mim (eu estava chorando por uma a um tempão) e, para estrear, resolvi fazer logo alguns e "ensinar" para vocês.

1. Massa de bolo (do sabor que você quiser)
2. Ingredientes para fazer a massa
3. Bater a massa

Tem gente que acha que só da para fazer cupcakes com massa feita na hora, mas eu não sou nada boa em fazer massa de bolo e acabei comprando o preparo para bolo. É só seguir as instruções de trás da embalagem para preparar a massa, prestando bastante atenção ao tempo que você deve bater. Pode escolher o sabor que você quiser, eu peguei o de festa porque é mais neutro e dá para combinar com vários recheios.

4. Forminhas de papel para cupcakes

As forminha tem que ser própria para cupcakes, do tipo que pode ir ao forno, e essas informações sempre podem ser encontradas na embalagem. As forminhas tem que ser do tamanho certo, essas aí ficaram um pouco grandes na minha fôrma, então eu tive que dobrar uns pedacinhos de todas elas. Tirei a foto dos dois lados para você verem os desenhos fofinhos, haha. 

5. Colocar as forminhas de papel na fôrma
6. Colocar a massa nas forminhas
7. Levar ao forno 

Coloque as forminhas de papel em todos os espacinhos da fôrma, e depois é só colocar a massa dentro das forminhas. Não pode encher muito porque a massa do bolo vai crescer e você vai acabar fazendo a maior bagunça no seu forno. Deixe um espaço de pelo menos um dedo, do jeito que está aí na foto. Depois é só levar ao forno (pré-aquecido a 180º) por vinte minutos, aí espete com o garfo e, se o garfo não sair limpinho, deixe assar por mais uns cinco minutos.

8. Tirar os bolinhos da fôrma

Você pode esperar esfriar para tirar os bolinhos, mas como eu sou muito apressadinha e estava morrendo de vontade de comer os cupcakes, eu peguei um pano de prato e tirei um por um, com bastante cuidado para não quebrá-los.

9. Furar os bolinhos para rechear

Essa parte é super fácil, porque o bolo fica bem fofinho. É só você pegar uma colher de café, daquelas bem pequenininhas, e fazer um furo com cuidado no bolinho. Não jogue a massa que você tirou fora e não coma, porque nós vamos usá-la para tampar o bolinho.

10. Rechear

A parte mais gostosa e que faz toda a diferença. Esse recheio que eu escolhi é de goiabada, mas você pode fazer de brigadeiro, de coco ou de doce de leite, enfim, do que você quiser. Para fazer o recheio de goiabada é só colocar uns pedaços no fogo com um pouco de água, a água evapora e a goiabada fica super cremosa e menos enjoativa. Pegue a massa que você tirou do centro do bolo e coloque em cima do recheio, como se fosse uma tampa.

11. Confeitar

Para enfeitar os cupcakes, eu usei chantilly, confeitos e granulados bem fofinhos (de coração, estrela e "beijinho"), e para ficar mais bonitinho eu usei um bico de confeitar, que dá para achar em qualquer loja de doces por um precinho bem em conta.


Agora é só você enfeitar do jeito que quiser.
Eu amei fazer cupcakes, e vou engordar horrores agora que tenho a fôrma, haha. Comprei essa fôrma por R$ 40,00, em uma loja de doces, mas pode ser que vocês achem alguma mais barata. A minha faz 12 bolinhos, e já pensei até em vender os cupcakes, quem sabe eu não abro um negócio!?
xoxo


9 comentários:

  1. OH GOD! Que delicia! Vou tentar fazer! <3

    ResponderExcluir
  2. Adoreii o passo a passo dos cupcakes :) amei,amei,amei! Gostei bastante do blog,e estou seguindo,obrigada por seguir!
    beijos

    pinkperola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. q delicia!

    -Participe você tambem do sorteio que está rolando lá no blog :
    http://umanoitemparis.blogspot.com.br/2012/08/parceria-mimo-e-sorteio.html

    Grande beijo!
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ai que delicinhas ^~
    s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que vontade que eu fiquei de comer. Adorei o post, vou tentar fazer me casa.

    Beijos

    Priscilla
    www.diariodymoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que delicia deu ate água na boca, E parabéns pelo seu Blog ta muito lindo já estou seguindo viu. Depois você da uma passadinha no meu Blog se gosta segue o link é esse aqui: http://jenipher19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou indo visitar seu blog, e obrigada pelos elogios!
      xoxo

      Excluir